NINGUÉM DESPREZE A SUA MOCIDADE


“Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.” Timóteo 4.12

“Servo de Cristo, eu?”

Sejamos obedientes a Jesus em tudo (Rm 1.1.) Além de você se conscientizar de que é um servo de Cristo e seguir a Palavra, deve repassar o que tem aprendido: “Se der esses conselhos aos irmãos na fé, você será bom servo de Cristo Jesus, alimentando-se espiritualmente com as doutrinas da fé e com o verdadeiro ensinamento que você tem seguido” (1 Tm 4.6)

 1 Timóteo 4.6-16 há importantes conselhos para quem deseja ser bom servo de Cristo. Muitos, hoje em dia, sequer apreciam esse título. Afirmam: “Eu não sou servo; sou filho, e o filho bate na mesa e diz: ‘ô mãe, onde está o meu sanduíche?’ Bem, isso é o que pensam os desviados, que não conhecem a Palavra desonra os pais, deixando de receber inúmeras bênçãos (Ef 6.1-3). Eles acreditam que podem também das ordens ao Todo-Poderoso! Somos, sim, servos e devemos alimentar espiritualmente com as doutrinas da fé e com o verdadeiro ensinamento...” (1 Tm 4.6). Portanto, as três primeiras características de quem agrada a Deus como trabalhador em sua obra são: Alimentar-se com doutrinas e partilhá-las com os outros: “Recomende e ensine estas coisas” (1 Tm 4.11) e “... Tenha cuidado com o que ensina” (1 Tm 4.16)

Mas, no versículo 7, vemos que, como servos do Senhor, temos de adotar uma postura rígida contra as heresias e os modismos, posto que são contrários á Palavra de Deus: “... não tenha nada a ver com as lendas pagãs e tolas” (1 Tm 4.7). Isso significa que a sua fonte primaria de autoridade – isto é, de onde você extrai os verdadeiros ensinamentos da parte de Deus – deve ser a Bíblia Sagrada.

Você Pratica exercícios?

Todo adolescente precisa praticar exercícios físicos. Mas também deve praticar exercícios espirituais. “Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais” É claro que exercitar-se fisicamente é bom para a saúde do corpo, haja vista o que dissemos acima. Mas o exercício espiritual é o mais necessário e “... Tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro”

Isso significa que você deve ler a sua Bíblia com meditação e orar diariamente, bem como jejuar eventualmente, manter-se em comunhão com Deus, amado o próximo e evangelizando-o. Exercitar-se espiritualmente significa também lutar e trabalhar muito em prol da obra do Senhor, conservando a sua esperança no Senhor, o Salvador de todos. Implica cuidar de si mesmo e ser cuidadoso quanto ao que ensina aos outros.

Deus abençoará tanto por meio desses santos exercícios, que você verá resultados nesta vida e por toda eternidade com Cristo. Por outro lado, se você preferir praticar apenas o seu esporte favorito, em detrimento dos exercícios espirituais, estará cuidando apenas e tão somente do seu corpo. E isso não é bom. O ideal é fazer as duas coisas, priorizando a parte espiritual.

Não permita que o desprezem!

Os adolescentes desprezados ou criticados em geral são aqueles que abraçam a rebeldia. Infelizmente, a sociedade moderna conformou-se com o fato de que todas as pessoas dessa faixa estaria são rebeldes e até as incentiva a agir assim. Você concorda com isso?Creio que não! Afinal, a Bíblia apresenta inúmeros exemplos de jovens que tinham muita responsabilidade, sendo respeitadas por todos. O próprio Jesus é um exemplo.

Em vez de ficar reclamando dos mais velhos, pelo fato de eles o criticarem, faça a sua parte. Como? “... Seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza”. Como tem sido seu modo de falar? Um crente não deve falar gírias em todo instante e jamais deve usar palavrões. Já leu Isaías 6.1-8? Quais foram os pecados que o profeta confessou? Primeiro, ele disse que uma “boca suja” Depois, reconheceu que gostava de ouvir as palavras impuras ditas pelas pessoas a sua volta.

Com tem sido a sua maneira de agir? Hoje, tudo está difícil com a revelativação dos valores morais. Mas a Palavra de Deus afirma: “O que pode fazer a pessoa honesta quando as leis e os bons costumes são desprezados? Você pode fazer muita coisa! Deus conta com você!

Seja um exemplo! Ame, tenha fé, seja santo e puro; dedique-se ao estudo das Escrituras. Pregue-se e ensine a Palavra de Deus; pratique todas as coisas que tem aprendido e se dedique a elas. Preparado especialmente para você!

Conselho: Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com o coração puro, invocam o Senhor.
  
Perguntas: Por que os bons costumes e os valore morais estão perdendo o valor? A Bíblia afirma que devemos fazer exercícios espirituais. Quais são eles?

Fonte: Revista da Escola Bíblica Dominical

Por: Taiany

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui ( 1)

1 Comentário:

  1. Muitos de nos estamos desprezando nossa mocidade, trocando as coisas de deus por prazeres passageiros e depois só vem o arrependimento e a dor.

    ResponderExcluir

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)