QUEM PRECISA DE AMIGOS?


O amigo ama sempre e na desgraça nasce o irmão. (Provérbios 17.17)

Você já parou para pensar por que as flores embelezam o nosso mundo? Como os perfumes das flores enriquecem as nossas vidas? De acordo com os sábios hebreus, assim também são os amigos. Assim como os perfumes que alegram a vida, a amizade sincera da animo para viver – Provérbios 27.9.

Os amigos são necessários e indispensáveis ao homem. Eles animam a continuar, nos estimulam a prosseguir. Um amigo é tão valioso quanto um irmão. Alguns deles estão mais próximos de nós do que alguns de nossos parentes: Um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão – Provérbios 18.24.

Mas para termos um grande amigo, é necessário que sejamos, entre tudo, um bom amigo, principalmente daqueles que temem a Deus: Eu sou amigo de todos que temem, de todos os que obedecem a Tuas leis – Salmo 119.63.
  
·         Amigos para todas as horas

Um bom amigo está presente em todas e qualquer circunstancias. Os sábios hebreus observaram que certas pessoas são “amigas”, apenas nas boas ocasiões e circunstancias, isto é, quando estamos com saúde e desfrutamos de certa prosperidade: O pobre é desprezado até pelo vizinho, mas o rico tem muitos amigos Provérbios 14.20. Esses “amigos” são interesseiros, pois desejam usufruir dos bens dos outros: “Todos querem ser amigos de quem dá presente”; é o que afirma Provérbios 19.4. Eles são interessados em que você tem, e não, em quem você é. Cuidado com eles!

Mas, há os verdadeiros amigos que nos amam em todas as circunstancias: “O amigo ama sempre e na angustia nasce o irmão Provérbios 17.17” Grandes amigos não são formados nas festas, mas nas dificuldades e tristezas. Nas horas de dificuldade e dor é que precisamos e descobrimos os verdadeiros amigos, aqueles que estão mais próximos de nós que os nossos próprios parentes. Alguém até disse: “Na felicidade, nossos amigos nos conhecem, nas adversidades, nós os conhecemos”.

Se você quer ter um amigo assim, seja primeiramente amigo dos outros: “Não abandone o seu amigo, nem o amigo de seu pai. Se você estiver em dificuldades, não peça ajuda ao seu irmão. Vale mais um vizinho perto do que um irmão longe – Provérbios 27.10”

·         Amigo honesto

 O verdadeiro amigo não é aquele que a todo tempo está elogiando você, mas aquele que o corrige, e, as vezes, até o fere com seus conselhos duros e pesados. É muito mais fácil aceitarmos a amizade de um bajulador do que a de um amigo que discorda de nossas posições e atitudes, no entanto, a Bíblia afirma que: “Melhor é a crítica franca do que o amor sem franqueza – Provérbios 27.5”. Afirma ainda que o “amigo que o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas quando um inimigo abraçar você, tome cuidado Provérbios 27.7”.

 Um bom amigo tanto exorta quanto incentiva, isto é, ao mesmo tempo em que é capaz de não concordar com você, pode também incentivá-la até o fim. Se o seu desejo é ser um bom amigo, procure ser sincero e saiba, com muita prudência e respeito, aconselhar os outros acerca das atitudes e posições erradas que assumem. Mesmo que no momento você seja incompreendido; mais tarde seu amigo reconhecerá a sua sinceridade e preocupação: “Corrija uma pessoa, e no futuro ela apreciará isso mais do que você a tivesse elogiado – Provérbios 28.23”.

·         Amigo da onça

Você já ouviu falar do “amigo da onça”? Talvez até tenha um, mas não saiba. “Amigo da onça” é uma expressão popular que significa “falso amigo”. Foi criado para a revista O Cruzeiro. Esse personagem era cruel e colocava seus “amigos” em situações embaraçosas. Um amigo da onça pode ser aquele inconveniente que invade a sua privacidade nos momentos em que você precisa dela. Por isso a Bíblia aconselha: “Não vá a toda hora na casa do vizinho, pois ele pode se cansar e acabar ficando com raiva de você Provérbios 25.27”. Ainda existem aquelas pessoas que costumam falar mal de um amigo seu,  apenas para separar vocês:

“Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os melhores amigos – Provérbios 16.28”. Quantas boas amizades já foram desfeitas em razão das fofocas!

Uma outra característica do amigo da onça é que ele é cínico “Quando alguém acorda um amigo de manhã bem cedo com grito de “bom dia”, o seu comprimento soa com maldição – Provérbios 27.14”. Isto é, o amigo da onça não tem sabedoria, não sabe onde, quando e o que deve dizer.

Por fim este amigo que ninguém quer, costuma ser falso, insincero e enganador com as pessoas, dizendo que faz isso por brincadeira; por isso é considerado em Provérbios 26.183 19, diz, “Como um louco que brinca com uma arma mortal”.

Se você não deseja ser chamado de amigo da onça, evite essas situações, e lembre-se: “Um olhar amigo alegra o coração” Provérbios 15.30. Ore  Deus e viva  de modo agradável, que “Ele transforma os seus inimigos em amigos verdadeiros Provérbios 16.7”. Portanto, “quem aumenta o numero de amigos é sábio Provérbios 11.30”. Sejamos Sábios.

·         Mensagem do dia

O valor de uma amizade não tem preço. O dinheiro é capaz de comprar "amigos passageiros", isto é, aqueles que estão presentes enquanto o dinheiro durar. Mas o verdadeiro amigo está com a gente em todas as circunstancias. Ele se cala, quando é preciso; aconselha, quando necessário; sorri, quando todos a nossa volta parecem nos odiar; quando erramos, lá está ele, disposto a nos compreender. Amigos são assim, não estão a venda! São especiais! São simplesmente amigos.

Fonte: Revista da Escola Bíblica Dominical

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui (0)

Seja o Primeiro a Comentar!

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)