AMARGURA


“Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos” (Hebreus 12.15)

CONHECENDO A AMARGURA 

Geralmente, a amargura surge quando há decepção com alguém, circunstâncias de desesperança, perdas, inveja, ciúmes, frustração, desgosto, falta de amor, rejeição, injustiça, descuido, alguma deficiência ou problema na saúde que traz limitações para fazer alguma coisa. Este sentimento tem como principais sintomas: angústia, aflição, ansiedade extrema, tristeza, mal estar, baixa auto-estima, vergonha e raiva. Tudo isso produz perturbação, tira a paz do nosso coração, gera transtorno á nossa vida, alimenta sentimentos de inferioridade, e prejudica nossos relacionamentos, além de ser um problema difícil de ser superado quando o motivo de ressentimento é falta de perdão por uma ofensa. Por fim, segundo a Palavra de Deus, a amargura ainda nos priva e afasta da Sua graça. (Hb 12.15)

DÚVIDAS 

Quando o coração está amargurado, surgem os questionamentos, as dúvidas, a rebeldia e a incredulidade, assim como aconteceu com Noemi. Ela achou Deus havia abandonado, mas foi ela que esqueceu todas as bênçãos que o Senhor já lhe havia concedido até aquele momento e partiu suas perdas falassem mais alto do que suas conquistas até ali. Isso aconteceu porque a amargura costuma fazer com que a pessoa murmure e duvide da Palavra de Deus, chegando a dizer: Será que Deus me abandonou? Mas o Senhor disse: “Haverá mãe que possa se esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você. Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos” (Is 49.15,16)

ISOLAMENTO 

A amargura leva a pessoa a não conseguir relacionar-se equilibradamente consigo mesma, além de prejudicar aqueles que estão ao seu redor, pois torna um indivíduo de difícil convivência, devido ás suas murmurações e criticas. Por isso as pessoas se afastam, pois não gostam de ficar perto de alguém que fica só reclamando. Outra razão para o isolamento é o fato de que o amargurado, com receio de ser ferido novamente, procura isolar-se ainda mais.

AFASTAR-SE DE DEUS 

Além de todos esses problemas que a amargura pode causar, ela também prejudica nosso relacionamento com o Senhor, pois duvidamos de Sua palavra de deixamos de crer Nele e nas suas promessas. Quanto mais distante estamos de Deus, menos bênçãos desfrutaremos.

ARRANQUE DE UMA VEZ 

Imagine que na calçada em frente sua casa tem uma grande árvore. Ela cresceu tanto que a raiz destruiu todo o passeio! Quando você se aproxima, vê a imensa raiz, e parece impossível arranca-la dali. Em certo sentido a amargura pode ser comparado a essa árvore. Se você alimenta-la, rega-la, nutrir este sentimento em seu coração, crescerá e dará maus frutos. Para arranca-lo depois, será mais difícil, pois causará destruição por onde passar. Por isso, devemos arrancar toda raiz de amargura do nosso coração, logo que começar a brotar.

COMBATENDO A AMARGURA 

Precisamos combater a amargura e resistir a ela assim que surgirem os primeiros sintomas. Corte o mal pela raiz. Se alguém o entristeceu, libere imediatamente o perdão. Se não conseguiu algo que almejava tanto, ore e peça ao Senhor para abençoá-lo. Se está inconformado com algo que fez e não deu certo, levante a cabeça, aprenda com os erros, tente novamente e faça melhor. Em vez de deixar a tristeza tomar conta do seu coração, ore, fale com o Senhor o que está incomodando, leia a Bíblia, louve e alegre-se na presença de Deus.

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui ( 3)

3 Comentários:

  1. Muito legal o seu blog, pois trata de assuntos bem interessante. Ainda mais no mundo de hoje onde esses tipos de sentimento se tornam cada vez mais comum. Parabéns pela iniciativa. Aguardo uma visita sua. Estou te seguindo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Falar de Deus é uma dádiva concedida por ele mesmo, e não ter a vergonha pra isso é sinônimo de muita hombridade.

    Vamos combater a margura levando Deus no coração e seguindo a vida com seus princípios.
    A realização se nossos sonhos acabam nos tornando pessoas melhores.
    um forte abraço!

    www.bloginoportuno.blogspot.com

    Bons Ventos!
    www.b

    ResponderExcluir
  3. "Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa." Salmos 57:2

    ResponderExcluir

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)