ANSIEDADE


“Lancem sobre Ele toda ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês”. (1 Pedro 5)

Você sabia que a ansiedade já foi considerada como o mal do século? Este sentimento é mais comum do que imagina. É uma característica biológica do ser humano que antecede aos momentos de perigo ou de alcance de um objetivo. Se a ansiedade não for controlada, ela pode, inclusive, impedir a felicidade da pessoa. Por isso Jesus disse: “Não se preocupem com sua própria vida. Busquem, pois em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhe serão acrescentadas” (Mateus 6 - 25,33). 

Aquele que depositam sua fé em Cristo e confia Nele superam a as dificuldades e experimentam a provisão divina no dia-a-dia, não tendo o que temer e com o que se preocupar.

O que é Ansiedade 

É um estado emocional de inquietação, que vem aumentando nos últimos tempos e não escolhe idade para se alojar. Geralmente causada por aborrecimentos, sofrimentos, perdas ou preocupações, ela é presente na vida de crianças, adultos e idosos. Alguns dos seus principais sintomas são a sensação de “friozinho na barriga”, coração batendo rápido, aperto no peito, suor, tremores nas mãos, vontade de roer as unhas e dores musculares.

Causas da Ansiedade 

Dentre as inúmeras causas para ansiedade, destacaremos a preocupação com uma prova importante que se tem de fazer ou com o resultado final de um ano letivo, uma tarefa difícil ou uma competição que se precisa executar, a contagem regressiva para a tão sonhada viagem, a espera de um presente ou da realização de uma festa, ou a expectativa para participar de um evento.

Suas Consequências 

Normalmente, a ansiedade prejudica não só a saúde física, mas também a mental. Quem sofre de ansiedade não se concentra naquilo eu faz, anda correndo o dia todo, cansa-se mais rápido, não se preocupa consigo mesmo, surgindo o desleixo. Além disso, existe a possibilidade de o ansioso ter queda de memória, insônia  impaciência, obsessão por determinado assunto e nervosismo extremo. O comportamento fica modificado. A partir das características ligadas a personalidade de cada um pode ocorrer manifestações agressivas ou depressivas. Isso pode trazer inúmeros problemas tanto a si mesmo, quanto na família, pois a pessoa pode ficar sem ânimo de lutar por seus objetivos, tornando-se infrutífera.

Confiando Menos no Senhor  

Após tantos efeitos maléficos que a ansiedade pode provocar na vida de alguém, o pior deles é diminuir a nossa confiança em Deus. Quando estamos preocupados demais com alguma coisa, preocupamos resolver os problemas sozinhos e esquecemo-nos de buscar ajuda no Senhor, aqueles que é capaz de solucionar quaisquer dificuldades. Ficamos tão desanimados e desesperançosos com a vida que perdemos a força até mesmo para clamar pelo socorro de Deus. Como não conseguimos enxergar a luz no fim do túnel durante a ansiedade, acabamos por enfraquecer a nossa fé.

Combatendo a Ansiedade  

“A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11.1) Quando não cremos no Senhor e nas suas promessas, ainda que não vejamos as bênçãos se materializado, devemos demonstrar uma fé verdadeira. Afinal, este é um dos princípios da vida cristã: Fé em Deus. Então, “deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração (Salmo 37-4). Depois, o próximo passo para tentar eliminar ou suavizar a ansiedade, pare, pense e busque a razão básica para tanta preocupação. Procure seus pais ou uma pessoa de confiança e com partilhe com eles a sua aflição. Com certeza, como instrumentos de Deus, eles terão uma palavra de conforto, irão aconselhá-lo e poderão interceder em prol de seu problema. 

Diferença entre Ansiedade e Interesse 

É preciso aprender a diferenciar ansiedade de interesse. Como vimos anteriormente, ansiedade é uma preocupação exagerada por algo que acaba desanimando-o e impedindo-o de lutar por seus objetivos. Já o interesse é ter a convicção daquilo que se deseja e busca os melhores meios para alcançar seu alvo, tendo como seu guia o Espírito Santo de Deus.
  
Por: Taiany



Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui ( 5)

5 Comentários:

  1. Show...


    http://blog.supersapo.net/

    ResponderExcluir
  2. Que texto interessante sobre ansiedade! Devemos entregar nossa ansiedade de Deus, já que Ele é o único que não esquece de nós, que nos aconselha e ampara nos momentos difíceis!
    Que Deus lhe abençõe!

    ResponderExcluir
  3. Que bom, que vocês gostaram, isso é verdade Ray devemos sim entregar toda nossa ansiedade para Deus, pois ele nos consola e nos ajuda sem contar que nunca se esquece de nós, boa observação.Que Deus abençõe todos Vocês

    ResponderExcluir

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)