ADOLESCÊNCIA X UM NOVO MUNDO

Imagem retirada de: Stockfresh

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca. Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos. Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.” (Salmos 119.9-16)

Adolescência é uma fase incrível onde há: descobertas, curiosidades, conhecimentos e uma variedade de coisas novas que passam a fazer parte dessa fase tão linda, porém não posso deixar de dizer algumas realidades. É também um período de confusão, solidão, sentem-se como se ninguém os entendesse, alienígenas no meio de tantas pessoas. O adolescente busca sua própria identidade, a princípio não sabe quem é, não sabe o que quer, mas com o tempo vai descobrindo, conhecendo e criando seu próprio eu. Sabendo aproveitar, (usando todos os seus medos, sonhos, curiosidades) como experiência, essa fase se torna algo muito produtivo e de grande valor.

Muitos choros e decepções acontecem nessa fase. São milhares de coisas "rodando" em suas mente, em seus corações. Situações que vocês nunca pensaram que enfrentariam. Mas esses novos acontecimentos serão proveitosos. Geralmente os adolescentes se preocupam muito com a aparência física, o exterior, como as pessoas os enxerga, se preocupam com namoro, com os estudos, e tantas coisas mais. São emoções novas, tudo novo.

A carência do ser humano é muito grande, e essa fase é onde ela começa a se manifestar de outras formas. Peça ao Senhor que lhe de paciência e lhe mostre as boas companhias que você deve ter. Não confie em todo mundo, confie somente naquelas pessoas que desejam o seu bem. Nem todo mundo que está a sua volta quer o seu bem. Peça a Deus que lhe envie um amigo de verdade, e nunca se esqueça que JESUS é seu amigo fiel e verdadeiro. Em suas dúvidas, medos e pedidos de conselho, fale com Ele e você se sentirá aliviado.

Vocês devem estar se perguntando: “como será que eu vou passar por essa fase me dando bem e conquistando meus objetivos? Como vou andar em santidade?” A resposta é simples: a base de uma vida saudável e vitoriosa é Jesus Cristo. Adolescente se você ainda não o aceitou e não tem um compromisso com Ele, faça isso hoje. Existem muitos adolescentes que perdem essa fase por não conhecerem Jesus. Precipitam suas escolhas e tomam atitudes indevidas antes da hora, perdem a família, os bons amigos e até mesmo a vida.

A pré-adolescência deve ser aproveitada ao máximo em santidade. Estude bastante, tenha amizades saudáveis, evitar o namoro precipitado, etc.. Deus tem o melhor para você, porém você precisa aceitar esse melhor de Deus. Renuncie tudo aquilo que te afasta de Deus, mesmo que você fique sozinho ou seja chamado de "careta", saiba que para Deus você é precioso. Observe sempre a Palavra do Senhor. Guarde em seu coração tudo que é de Deus e tenha uma fase abençoada e prospera em todas as áreas da sua vida. Não se esqueça de honrar seus pais, como nos ensina a Palavra do Senhor que devemos honrá-los, este é o primeiro mandamento com promessas.

Infelizmente existem muitos adolescentes que já crescem na criminalidade, nas drogas e vícios. Muitos crescem sem o apoio da mãe ou do pai em um lar totalmente destruído, onde o "inferno" parece reinar suas vidas. A falta de condições financeiras, muitas vezes até mesmo o abuso sexual, o bulling, a violência, se tornam traumas para esses adolescentes fazendo com que eles não vejam valor algum em suas vidas. Mas há uma saída para estes jovens, eles precisam conhecer a Jesus como Senhor e Salvador.

Adolescente não olhe para as dificuldades da vida, entregue sua vida ao Senhor Jesus e saiba que Ele te ama, Ele se importa com você e Ele tem o melhor para você. O aceite como Único e Suficiente salvador. Viva uma vida segundo o Seu coração para lhe agradar. Saiba que grandes coisas Ele tem preparado para você. Confie nele. Deus abençoe.

Autora: Taiany M. Silva

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui ( 1)

1 Comentário:

  1. "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem." Salmos 103:13

    ResponderExcluir

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)