LIDANDO COM A INVEJA

Imagem retirada de: Estudando a Palavra

“Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros” (Gálatas 5.26)

Conheceremos um pouco mais sobre esta parte da história de Davi, focalizando um tema que é muito comum nos dias de hoje, inclusive, dentro da igreja. Estamos falando da inveja. Será que você nunca teve tal sentimento em seu coração, pelo menos uma vês? Cuidado! São muitas consequências que a inveja pode gerar. 

Quando a admiração se torna inveja 

Naquela época, o exercito de Israel tinha medo de Golias, homem gigante de aproximadamente 2,70 metros de altura, o qual costumava zombar dos soldados israelitas, que eram de menor estatura. Acreditava-se que o rei Saul seria o melhor candidato para enfrentar este inimigo, uma vez que ele era o mais alto dos israelitas.

Entretanto, Saul também morria de medo daquele gigante. Até que surgiu um pequeno garoto chamado Davi, que se ofereceu para lutar com o filisteu chamado Golias. Muitos acharam a atitude deste menino um absurdo, uma tolice. 

Fé em Deus 

Davi insistiu em que o deixassem lutar com Golias, pois ele acreditava que não estava sozinho, mas sim guardado e fortificado pelo Senhor dos Exércitos, Deus. Diante de sua fé no Altíssimo, bastou usar uma funda (um tipo de estilingue) para arremessar uma pedra na testa do gigante e jogá-lo no chão. Ao ver Golias desmaiado, Davi aproveitou para matá-lo com a espada. 

Inveja transformou-se em ódio 

Graças a isso, por mais que Saul conquistasse vitória sobre milhares de inimigos, o povo aplaudia apenas as façanhas de Davi. Isso fez com que a admiração que o rei sentia por aquele menino se transformou em inveja. Era uma inveja tão grande que despertou em Saul o ódio e a vontade de matar Davi.     
                 
O que é Inveja? 
Se pegarmos um dicionário, veremos que inveja significa desgosto pelo bem alheio, desejo de possuir o que o outro tem. Mas esta palavra significa muito mais que isso. É um sentimento traiçoeiro e perigoso que vai tomando conta do coração e nos leva a dizer e a fazer coisas terríveis. 

Dinheiro 

A inveja é um sentimento tão ruim que a pessoa não pode ver amigo aparecer com algo novo que logo desperta a vontade de ter um igual. Isso é muito comum com

Vestuário novo - Sabe aquela roupa nova ou aquele tênis caro que você estava esperando para ganhar há tanto tempo? Seu amigo acaba de chegar numa festa, na escola ou na igreja com um igualzinho. O que você pensa nesta hora? Alguns podem ficar felizes por saber da novidade, mas outros logo se entristecem e ficam se questionando por que seus pais ainda não lhe deram aquilo que você tanto almejava.

Festa de 15 anos - Este tipo de celebração é comum entre as meninas. Muitas delas, bem antes de completarem 15 anos, já sonham com uma grande festa, com direito o vestido de debutante, cerimônia, valsa com um príncipe e a presença de todos os seus amigos. Infelizmente nem todos os pais tem condições financeiras para realizar o sonho da filha. Quando isso acontece algumas meninas compreendem a situação. Mas outras ficam inconformadas e alimentando o sentimento de inveja por saberem que a amiga vai ganhar a tão sonhada festa.

Eletrônicos de ultima geração - Você está sentado no sofá e vê na televisão a propaganda do videogame, do celular, do MP3 ou do computador que acabou de ser lançado. É bem provável que isso torne um sonho de consumo da garotada. Mas nem todos poderão adquirir o lançamento, até mesmo porque, por se tratar de uma novidade, o preço será bem alto. Por causa disso, alguns ficam com raiva e arranjam motivo para brigar com o amigo que tem o eletrônico de ultima geração.

Independência

Um dos maiores desejos da garotada entre 12 e 14 anos é conseguir a independência: poder chegar em casa mais tarde, andar de ônibus e ir para shopping ou escola sozinho, chegar a uma festa sem os pais... Há até aqueles que pedem para os pais o deixarem num quarteirão antes do local só para mostrar para os amigos que chegou sozinho. Alguns alcançaram isso cedo, e outros não, os quais acabam sentindo inveja dos colegas “independentes” 

Popularidade 

Sempre existe, na rodinha de amigos, alguém que se destaca. É aquela pessoa que fala com todo mundo, que se torna o centro das atenções quando chega que participa de diversas atividades na igreja, é convidada para quase todas as festas. Por isso, acaba sendo alvo de inveja daqueles que também gostariam de ter tamanha popularidade. 

Pais & Amigos 

Existem adolescentes que não possuem um bom relacionamento em casa ou vivem com os pais separados. Alguns não sabem lidar muito bem com isso e acabam desejando que os outros passem pela mesma situação, quando percebem que algum de seus amigos tem a família unida. 
Consequências 
A inveja acaba gerando diversas consequências, dentre elas destacamos a fofoca que tenta denegrir a pessoa de quem tem inveja. 
Longe da Inveja 
Vivemos numa sociedade e que existe competição para tudo. Uns querem ser melhores do que os outros desejam ter mais do que os outros. Este é um dos principais motivos para o individuo nunca se contemplar com o que tem, mas almejar sempre o que é do próximo.

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui ( 5)

5 Comentários:

  1. Muito bom relatar sobre esse assunto.
    é o assunto do momento!

    ResponderExcluir
  2. Sim, infelismente está acontecendo muito isso. Mas que esse texto venha ajudar todos a não cair nisso de inveja porque isso é coisa do inimigo.. Obrigada pelo comentario Renatinha. Que Deus abençõe vocês.

    ResponderExcluir
  3. Inveja é uma m****. Uma pena que isso existe, seria tão mais fácil se cada um ficasse na sua e respeitasse o talento alheio...
    Nénão?

    Beijos!

    Visite meu blog tb: www.mensageirosdosventos24x7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem sobre o assunto. Odeio invejosos.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vocês gostaram, Que Deus abençõe!

    ResponderExcluir

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)