FAMÍLIA - CRIAÇÃO DE DEUS

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele” (Genesis 2.18)


E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Genesis 2.18-24)

A família é a mais importante instituição criada por Deus para a sociedade.

·         A Família no plano divino

O propósito de Deus – Deus criou a família com o desígnios sublimes. O Criador n]ao fez o ser humano para vive na solidão. Quando acabou de formar o homem, o Senhor disse: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele” (Genesis 2.18). Este texto bíblico nos mostra o primeiro objetivo de Deus ao criar a família. Fica evidente que a célula manter da sociedade foi criada a partir da necessidade humana de ter companhia. O propósito divino era estabelecer uma instituição que pudesse propiciar ao ser humano abrigo e relacionamento. Atualmente temos visto e vivido um tempo de escassez na área dos relacionamentos. Estamos ficando cada vez mais superficiais, frios e distantes uns dos outros. Por se multiplicar a iniquidade  amor está esfriando. Por isso precisamos investir em nosso relacionamento familiar. Podemos dizer que o segundo propósito divino para a criação da família foi fazer dela um núcleo pelo qual as bênçãos d Senhor seriam espalhadas sobre toda a Terra.

Um lugar de proteção e sustento – Um Deus perfeito preparou um lugar excelente para receber a primeira família. O jardim do Éden era um local especial de acolhimento, proteção e provisão. Adão e Eva tinham tudo o que precisavam para usufruir de uma vida saudável e feliz. Eles desfrutavam da companhia de Deus e nada lhe faltava. O propósito do Senhor era que cada família tivesse os recursos suficientes para sua subsistência, pois a escassez e as privações trazem conflitos para as família. Porem, com a ajuda do Pai Celeste estes conflitos podem ser sanados, pois o Senhor é o nosso bom pastor. Deus deseja que cada família tenha a responsabilidade de cuidar do jardim, Deus deu a você a responsabilidade de zelar por sua família.

A primeira família – Deus formou Adão Fo pó da terra. Vendo que o homem não poderia viver sozinho, retirou uma costela de Adão e criou Eva, sua companheira. Isto mostra que diante do Todo-Poderoso homem e mulher são iguais na sua essência. Ambos vieram do pó da terra e um dia ao pó tornarão. Após criar a mulher o Senhor ordenou o casamento, estabelecendo então a mais importante instituição de uma sociedade: A Família.

·         A queda e as conseqüências para a família

Ataque do inimigo – Satanás levou a mulher a desobedecer a voz de Deus. Talvez, de modo suave e envolvente, ele tenha falado: “É assim que disse Deus: não comereis de toda a arvore do jardim? (Gn 3.1). Eva confirmou a ordem do Senhor, mas cedeu a tentação do maligno. Este a iludiu, seduziu e a fez cair no pecado da desobediência, e Adão seguiu pelo mesmo caminho. O casal poderia ter recusado a sugestão do diabo, mas não o fizeram, e depois de pecarem, caíram na condenação divina. Isso mostra que a família desde a sua instituição, foi alvo dos ataques do inimigo. Satanás fez de tudo para que o propósito de Deus para as famílias forre destruído. Porem, Deus é soberano e Senhor, e seus propósitos jamais serão frustrados. Da mesma semente da mulher nasceria o Messias, aquEle que esmagaria satanás. O propósito do inimigo é matar, roubar e destruir, mas Jesus veio ao mundo para destruir os intentos do Maligno.

Os resultados da queda no relacionamento famílias – Qual é a origem dos males que atacam a família? O pecado. A vida familiar de Adão e Eva era perfeita, porem o pecado trouxe destruição e a difusão para o seio da família. Depois da queda podemos ver sentimentos como o medo, a culpa e a vergonha, perturbando a convivência do casal P pecado sempre faz o relacionamento familiar adoecer. Há muitos lares doentes, onde a família deixou há muito tempo de ser um local de acolhimento, proteção e cuidado devido aos pecados não confessados e não abandonados. Essas transgressões causam culpa e separam as famílias da comunhão de Deus.

A vida familiar depois da queda – O pecado de um home trouxe conseqüências terríveis para toda a humanidade. Depois da queda a vida familiar já não seria mais a mesma. A mulher teria filhos com muita dor e o seu desejo, ou seja, sua vontade estaria submetida a vontade do marido. Adão deveria comer agora o seu pão diário com dores, pois o trabalho de arar a terra para ter sua subsistência garantida seria bem difícil. A terra também foi afetada pelo pecado, produzindo espinhos e cardos. A morte física também é uma conseqüência da transgressão do homem. Deus ama o pecador, mas não tolera o pecado. Como punição pela desobediência, Adão e Eva, foram expulsos do Jardim do Éden A vida no jardim, antes da queda pode ser comparada a vida eterna que um dia desfrutaremos no céu. Tudo era bom, pois foi tudo pensado, planejado e criado por um Deus que preza pela excelência. Se tivessem permanecidos na obediência, Adão e Eva teriam sido felizes para sempre. Todavia, Jesus Cristo veio ao mundo para resgatar as famílias da maldição do pecado. Cristo levou sobre si as nossas iniqüidades. Isso mostra o quando Deus deseja abençoar nossas famílias.

·         A constituição familiar ao longo dos séculos

Família na Atualidade. A família está inserida dentro de um contexto social, e portanto, sujeita a mudanças. Porém, os princípios divinos para as famílias são eternos e imutáveis. Os inimigos e desafios enfrentados pelas famílias na atualidade são muitos, todavia queremos destacar apenas os espirituais. Vejamos os principais inimigos da família na atualidade:

a)     A Carne. Aqui, referimo-nos a “carne” como a natureza carnal que para tudo o que é contrário á vontade de Deus. Sabemos que há uma luta constante entre essas duas naturezas: a carnal e a espiritual. O apóstolo Paulo experimentou tal luta (Rm 7.15-24). Ele é tão intensa, que pode nos fazer pensar que não há como sair vencedor (Rm 7.24). Mas Deus, em Cristo Jesus, nos dá a solução. Ele nos livra “do pecado e da morte” (Rm 8.1,2). O apóstolo Paulo nos adverte: “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gl 5.16). A família cristã precisa, na direção do Espírito, combater a natureza carnal. Assim, evitará o adultério, os vícios e todas as mazelas que visam destruí-la.

b)     O Mundo. Diz-nos o apostolo do amor: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 Jo 2.15). Quanto a este ponto não há meio-termo: ou amamos a Deus ou amamos o mundo. Não há a mínima possibilidade de servirmos a dois senhores (Mt 6.24). Saiba, pois, que existe vitória para quem escolher amar a Deus. E Ele dará vitória a nossa família a partir da fé que depositarmos n’Ele (1 Jo 5.4).

c)      O Diabo. A Palavra de Deus nos ensina uma única forma de vencermos o Maligno: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). Se a família sujeitar-se a Deus e resistir o Diabo, este fugirá, pois o segredo da nossa vitória contra Satanás começa com a nossa submissão a Deus, para que depois, sim, possamos resistir ao Diabo. E quando resistirmos ao adversário, não nos esqueçamos de usar a “armadura de Deus” (Ef 6.10-17), em especial, “o escudo da fé”, com o qual poderemos “apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Ef 6.16). a família cristã precisa verdadeiramente crer naquele que a criou e usar a sua Palavra para direcionar suas tomadas de decisões e sua vida espiritual.

·                    Conclusão
Nunca a família for tão desafiada pelas forças do mal como hoje. Porém, é na presença do Senhor que a família garantirá a vitória sobre os desafios da sociedade atual. Busquemos ao Senhor juntamente com toda a nossa casa.



Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui (0)

Seja o Primeiro a Comentar!

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)