QUEM É VOCÊ?


Alguém vai dizer: Eu posso fazer tudo o que quero. Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: Posso fazer qualquer coisa. Mas não vou deixar que nada me escravize. (1 Coríntios 6.12)

Você é Único 

Você é ser único. Não há ninguém que pense igual você ou que tenha as mesmas sensação. Você é um mundo privado, tem um cérebro só seu, e possui uma forma muito particular de compreender a vida. Você é você, com uma maneira própria de viver, e com a possibilidade de construir seus próprios caminhos e fazer suas próprias escolhas. 

Ninguém pode saber o que você sente ou pensa, a não ser que você diga. É como se você fosse um código capaz de dar as coordenadas para ser conhecido ou descoberto quando quiser. Afinal, além de Deus, que é onisciente e nos conhece melhor do que nós mesmos, você quem melhor se conhece.

Tem Coisa Que Você Não Pode Escolher 

Tem algumas coisas na vida que você não escolhe. Não se pode escolher seus pais, a família em que nasce, o tom da sua pele, a cor dos seus olhos, o tipo de cabelo, e nem se vai ser criado no campo ou em uma grande cidade. Você também não decide quantos irmãos vai ter, o seu sexo, e nem mesmo o seu próprio nome.

Entretanto, mesmo que você nasça e fique dependendo de outras pessoas, ainda assim você é o principal responsável por si mesmo, e especialmente pela suas atitudes. Você pode não decidir a quantidade de irmãos que terá, mas é você quem decide como vai se relacionar com eles: vai ser chato, implicante ou amigo? da mesmo forma, você não escolheu a primeira escola onde estudou, mas foi você quem tomou a decisão de ser um aluno estudioso e dedicado (ou desobediente e desinteressado nos estudos).

Á medida que vamos crescendo, vamos aprendendo a gostar de coisas diferentes, construindo opiniões próprias, assumindo mais responsabilidades em casa e na escola, e conquistando novos amigos. O problema é que muitas vezes escolhemos amigos sem analisar se eles serão boas companhias, pois muitas vezes fazemos coisas sem pensar nas consequências. Quando crescemos adquirimos maiores responsabilidades.

Olhe Para Você

A partir das coisas que viveu, dos elogios ou criticas que ouviu, das imagens que gostou, das conversas com os amigos, e dos pensamentos e ideias que construiu, você foi montado o seu eu. Hoje você é o resultado de todas as vivências que teve, de todas os pensamentos que produziu, dos livros que leu, e de todas as impressões que as pessoas (pais, parentes, amigos, professores, etc.) deixaram em você.

Construindo Sua Imagem

Desde a sua infância você olha no espelho (o que deve fazer sempre para aprender a se ver a se gostar). A partir dele, foi obtendo uma imagem de como é: gordo, magro, alto, baixo, dentuça, bonito, narigudo, simpático, etc..

Se você gosta da sua imagem no espelho, eu o parabenizo! Pois, como você está com seu corpo sofrendo transformações, é muito comum que jovens e adolescentes não estejam satisfeitos com o corpo que têm. Portanto, se você quer melhorar, bem vindo a maioria.

Mas não é só a imagem vista que importa, porque imagem que você tem de si que se expressa pelo modelo das roupas que usa, no jeito com penteia seu cabelo, na forma como você anda ou no tipo de linguagem que usa, também é muito importante para uma auto-avaliação.

Cada Um é Cada Um?

Crie seu estilo. Tudo bem se você for do tipo que procura conforto, enquanto sua irmã gosta de salto alto e de cabelos perfeitos. Ou se você é do tipo que quer segurança, e seu melhor amigo gosta de esportes mais perigosos. Seja prudente, cuide da sua aparência e controle o seus gostos, para que seus pais não se endividem por comprar roupas caríssimas e aparelhos de ultima geração. Isso inclui as motos que podem ser a causa de acidentes e de preocupações constante.

Se você se sente arraigado num estilo de vida e se aprofunda cada vez mais em suas ideologias, se torna escravo de uma forma de se vestir, de uma linguagem, de espaços a frequentar e de pessoas. Cada vez mais você se torna anti social, entra em conflito com as normas da sua casa e da sua família, e afasta-se da fé – afinal, Jesus morreu para que você se tornasse livre (Jo 8.36).
Seja livre para ser você! Não abra mão da sua liberdade para ser aceito num grupo que o escraviza. Não cause constrangimento a sua família, adquirindo hábitos ruins como: ficar sem tomar banho ou vestir roupas sujas. Faça tudo para não se agredir e para não agredir as pessoas que ama e que o amam também.

O Jeito Cristão de Ser

Sempre há problemas quando as pessoas abraçam uma “tribo” e defendem conceitos que contestam os princípios bíblicos. O jovem e adolescente que se envolvem com os grupos que fazem uso das musicas mundanas, ou se vestem de modo indecente e desrespeitam seus pais, estão contraindo os preceitos bíblicos. Para que alcancemos qualidade de vida e um comportamento saudável e permanente que agrade a Deus, devemos guardar os mandamentos divinos em nosso coração e praticá-los durante a nossa caminhada cristã. Portanto, se você é evangélico, procure adequar o seu estilo ao evangelho.

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui ( 2)

2 Comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou Fabiola :D Fico feliz em saber que os textos estão sendo um canal de bençãos. Deus abençoooe suuuper! - Taiany

      Excluir

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)