COMO PURIFICARÁ O JOVEM O SEU CAMINHO?


“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.” (Salmo 119.9-12)

Estamos vivendo um tempo onde muitos valores foram invertidos pela sociedade. Aquela história de santidade, pureza, servir a Deus, se tornou motivo de desprezo e “cafonice” para as pessoas deste século.

Por exemplo: um jovem que não vai em festas do mundo,  que não bebe, que não fuma ou usa droga, que não escuta músicas do mundo, que não “pega” todas as “minas” ou os “caras”, que  preza a virgindade até o casamento, que não usa roupas vulgarmente sensuais, etc., são considerados “quadrados”, “estranhos”, “alienígenas”, “cafonas”, “bobos”, e ainda ousam dizer que esses jovens que servem a Deus não sabem aproveitar a vida.

Porém, bem sabemos que um jovem que agrada a Deus, que purifica o seu caminho é aquele que observa e procura viver da forma que a Palavra de Deus instrui. Um jovem segundo o coração de Deus, é aquele que agrada o coração de Deus. Um jovem guerreiro é aquele que luta contra o pecado. Um jovem vencedor é aquele que renuncia o que lhe afasta de Deus. Um jovem inteligente é aquele que se esforça para ser sábio, maduro, sincero, etc., Um jovem bonito é aquele que honra a Deus com sua aparência. Um jovem feliz é aquele que não depende de drogas, bebidas alcoólicas, sexo fora do casamento, ter “ficado” com 60 mulheres ou 60 homens diferentes para se “exibir” para os amigos. Um jovem fiel é aquele que honra seu compromisso com o Senhor. Um jovem verdadeiro é aquele que denuncia a mentira e proclama a verdade.  Um jovem legal é aquele que tem as virtudes do Espírito Santo. Um jovem próspero é aquele que oferta as suas primícias a Deus. Um jovem que se dá bem no casamento é aquele que honrou a Deus no namoro e prezou pela pureza e santidade.  Um jovem cristão é aquele que abre mão de tudo (do mundo) para seguir, ser discípulo de Jesus Cristo. Um jovem cheio do Espírito Santo é aquele que faz jejum, ora, lê a Bíblia. Um jovem virtuoso é aquele que faz coisas boas. Um jovem que se dá bem na vida é aquele que honra seus pais. Um jovem adorador é aquele que não se mistura com o mundo, mas vive adorando a Deus, seja com músicas, seja com atitudes. Essas são apenas algumas características de um jovem servo de Deus.

O Mestre deixa claro que no mundo teremos aflições, teremos que renunciar, abrir mão de muitas coisas, lutar, esforçar, e tantas coisas mais, porém Ele nos garante a salvação e a recompensa (o galardão) que nos aguarda lá no céu. Nós jovens temos ofertas quase “irresistíveis”, difíceis de dizer não. Sabemos que perderemos muitos amigos se recusarmos, mas também estamos cientes que ganharemos o melhor e mais verdadeiro amigo de todos, seremos abençoados, seremos livres, seremos felizes de verdade.

E o mundo? Garante alguma coisa? Cite pelo menos uma coisa que o mundo oferece e depois gera benefícios. O uso de álcool pode causar doenças, morte de trânsito, morte de assassinato (quando um homem ou mulher bebe e mata os filhos), morte de fome (quando os pais deixam de levar leite p/ casa para beber), sem contar a dor de cabeça no outro dia, a ressaca e a “loucura” (quem bebe álcool sai do seu estado normal), mais uma infinidade de coisas. As drogas e o cigarro, nem se fala, são venenos que muitos jovens encontraram para fugir da realidade, ou simplesmente para terem o “status” de popularidade. A parte que a juventude mais gosta SEXO, ixi... Pode acontecer uma gravidez indesejada (ai o pai não assume a criança) ou (casar com a pessoa e descobre que não era ela que você amava), depois você pega uma doença sexualmente transmissível (lembrando que entre elas, algumas levam a morte), depois você se arrepende, e por ai vai. E tantas coisas que são oferecidas a juventude, etc..

Ai o mundo me diz: - “ah, mas é tão bom! Tem que aproveitar enquanto é novo, porque depois que casar ou ficar velho é outra história”, tipo, essa outra história é só pra você que não serviu a Deus, pois o Pai garante as grandes bençãos sobre aqueles que escolheram O servir (temos a oportunidade de escolher se queremos ser os cafonas do século XXI ou ir curtir o mundão), muitos se dizem tão livres, mas não conseguem dizer não para o pecado (o pecado leva a morte), então você acha realmente que isso é liberdade? Quer dizer que precisar viver no pecado pra “aproveitar” a vida é liberdade? Não ter coragem de fugir do pecado é escravidão. Deus nos chamou para sermos livres, para escolhermos de livre e espontânea vontade aquilo que nos será proveitoso.

Gente, isso é a realidade. Eu não vou ser como muitos inimigos seus que se fazem de "amigos" e dizem para você ir e fazer tudo que lhe der na "telha". Eu te digo e te garanto, escolha purificar o seu caminho na presença de Deus. Que sua juventude seja para honrar a Deus. Não temas, não desanime, pois o Senhor irá contigo, será a sua rocha, será a sua força, Ele mesmo te ajudará e te mostrará o caminho que deve seguir, Ele será a sua salvação, a sua vida, a sua fonte eterna.

Ei jovem, Jesus te ama, ele sabe exatamente o que você está passando, ele também foi jovem, mas venceu (ele foi 100% homem como nós). Ele nos garante que nós somos vencedores em Cristo Jesus e nos capacitou para vencer para dominar o mal. Se você está com dificuldades, converse com Deus (de amigo para amigo), sente na sua cama e fale dos seus sentimentos, dos seus medos, seus desejos, Deus não vai te condenar se você falar que está querendo fazer sexo, ele vai te ajudar a dominar esse desejo. Ao contrário do que muitos pensam, Deus é muito compreensível e tem a mente mais aberta que existe, Ele nos entende, Ele nos consola, Ele nos ajuda, Ele nos repreende quando necessário, Ele é fiel, tipo, Ele é o nosso melhor amigo. Pode contar com Ele, pode confiar, pode se entregar, você é um vencedor jovem. Jesus te ama de mais mesmo.

Fiii, liga não se o povo de chamar de “extra terrestre”, você tem é que ficar feliz, pois você será considerado ET por pessoas que nem te amam de verdade, que querem te levar para o abismo, mas será considerado um jovem segundo o coração de Deus por aquele que deu a vida por amor a você. És muito especial jovem, não perca essa fase da sua vida, ganhe ela na presença do Senhor, aproveite cada segundo para fazer a vontade de Deus e Ele mesmo garante que você será abençoado aqui e principalmente lá no céu. Jovem aceite a Jesus, escolha entregar sua vida a Ele, seja um jovem inteligente.

“Guarde em seu coração: Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.” (Salmo 119.9-12)

Autora: Taiany M. Silva

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui (0)

Seja o Primeiro a Comentar!

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)