ARMADURA DO CRISTÃO?

Quando você ouve a palavra armadura, o que vêm a sua mente?

- Idade Média, Guerra, Sangue, Problema, Necessidade de proteção, ninjas...
E quando ouve: “A armadura do Cristão”?

- Demônios... Mais demônios, exorcismo, Apocalipse (!), oração, monte, vigília e um sentimento profundo de estar protegido.

Dito isso, quero lhe contextualizar: é comum pessoas pegarem o texto de Efésio 6:14-17 e o orarem pedindo que Deus os revista, vista-os, de cada pedaço da armadura. É como se isso blindasse a pessoa, e elas acreditam nisso, que após orar e pedir esse revestimento elas estarão blindadas. Lendo o texto percebi que de fato esta armadura nos protege, porém percebi que usar a armadura implica em uma decisão nossa.

(Como cada um usa uma tradução diferente, nessa ministração uso a NTLH, pois foi nela que Deus falou ao meu coração estas coisas.)

13-“Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuaram firmes, sem recuar.”

Este é o propósito da armadura: resistir às tentações e provas, resistir as dúvidas, combater o bom combate, alcançar o alvo, e não cair em apostasia, continuarmos caminhando no caminho estreito.

14- “Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam –se com a couraça da justiça”.

Usem a verdade: eu uso a verdade quando eu falo a verdade, quando minhas atitudes são verdadeiras, sinceras. Por exemplo: Não mentir, não ser desonesto, não ser falso, não dar falso testemunho, não caluniar o outro (a).

Vistam-se com a couraça da justiça: a justiça é uma consequência da verdade (Pv.12:17). Essa justiça não é a nossa justiça, mas a de Deus (!), exemplo: amar o próximo, a salvação é para TODOS e de GRAÇA, a chuva vem para a plantação do crente e do ateu, o perdão é concedido a todos que se arrependem, o filho pródigo é aceito, todos são iguais perante Ele não havendo um maior que o outro. Vestir-se da justiça é ter atitudes como as de Cristo, é ter atitudes justas segundo aquilo que podemos entender como justiça para Deus.

15- “e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa noticia de paz.”

Prontidão, o que é prontidão?

Prontidão, segundo o dicionário Melhoramentos: presteza, desembaraço, rapidez.
O que carrega o nosso corpo até um local são os nossos pés, ter neles a rapidez e a prontidão é cumprir o IDE. Mais que isso, é ser rápido para levar a paz aos lugares, e não a contenda. É não ter embaraços para dizer “sim” a Deus, a Jesus Cristo e ao chamado dele. Como foi o caso de Simão e André (Mc.1:14-20), e Levi (Mc.2:13-14), todos largaram o que faziam e atenderam ao “segue-me” de Jesus. Sem dar desculpas, sem mostrar embaraços, sem mostrar apego ao material, ao dinheiro.
16 –“E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno.”

Fé: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)

Levar a fé não é carregar ela no nosso coração como algo reconfortante, bom. Levar a fé como escudo é usar as certezas que temos (sobre Deus, Cristo, Espírito Santo, Evangelho, morte e ressurreição de Cristo, promessas, Apocalipse, quem somos diante de Deus e para Ele) para responder as duvidas que surjam em nossa mente e corações que vão contra os dados de fé que temos! É vencer as tentações e provas por causa da fé!

17 – “Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.”

Pesquisei em 6 traduções diferentes, e somente a NTLH traz o “recebam” e o “usem”, “vistam-se”. (E foi por isso que eu a escolhi!)

A Salvação e a Palavra de Deus, são coisas que recebemos de Deus! Não somos salvos porque somos ricos, bonitos, inteligentes, pobres, ou porque praticamos a bondade e ações sociais, ecológicas. Não! Isso não nos salva, nenhuma ação nos salva, a salvação não é barganhada nem comprada ela é dada a nós, pela graça e de graça por meio do sacrifício de Cristo. (Ef.1:6-7; Ef.2:8-10; Rm.13:21) As ministrações e revelações, os dons e capacidades, procedem da mesma forma, são dadas a nos seres humanos.

Ser salvo primeiro implica em crer no sacrifício de Cristo (Mc.16:16), ser convertido pelo Espírito Santo (mudança interior e não adequação há doutrinas), confessar os pecados, ser batizado, e crescer em salvação praticando aquilo que Jesus nos mandou: “amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo”. (Lc.10:25-28)

Usar a salvação como capacete é ter as “mil vozes” que assobiam loucuras e maldades em nossos ouvidos silenciadas pelo poder de Deus. É ter a cabeça protegida contra as influencias das opressões da nossa era, como a ansiedade, medo e pânico absurdos.

As palavras podem dar vida, morte, calma, raiva, paz, alegria, tristeza, gerar desconfiança, persuadir, maltratar. Observo  que as palavras humanas podem fazer O estrago no outro ser humano, assim como as atitudes. Mas geralmente falamos mais que agimos, então podemos matar mais pessoas e sonhos falando do que usando a violência física. A palavra de Deus alem de criadora, é capaz de gerar fé, fé que gera salvação! (Rm.10:17; Jo.6:4) A palavra é a espada arma que pode imobilizar um ataque, ou ferir o inimigo.(Hb.4:12) Imobilizar e ferir é usá-la como Jesus a usou.

Assim como aceitar o evangelho e seguir a cristo implica em atitudes nossas e Deus, embora Ele já tenha feito muito por nós ao nos mostrar o caminho da salvação. Pense comigo: como o cinturão da verdade me protegerá se só há engano em minhas palavras, atitudes e pensamentos? Penso, e acredito que não protegerá.

Lembre-se que Deus já lhe deu a armadura, está disponível, pegar e usar é opção sua. O versículo 18, fecha com chave de ouro essa sequência e ministração:

18 – “Façam tudo isso orando a Deus e pedindo ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.”

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui (0)

Seja o Primeiro a Comentar!

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)