O PERIGO ESCONDIDO NAS REDES SOCIAIS


“... Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é certo, o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma excelência e se alguma coisa digna de louvor , me debruçar sobre essas coisas.”- Filipenses 4.8 NVI

As redes sociais não são totalmente ruins. Mas se não colocadas em seu devido lugar, podem rapidamente se tornar um vício maligno em sua vida – roubar o tempo precioso, distraindo-o e afastando você de Cristo, fazendo com que sua mente seja infiltrada pelas coisas deste mundo.

O maior perigo é o desperdício de tempo. Você se senta em seu computador ou está com o celular para enviar uma mensagem rápida, porém, três horas depois você ainda está perdido dentro da rede infinita de atualizações. E o que estava fazendo nesses três horas? Se você é honesto, verá que poucas coisas ou nenhuma te levaram a pensar na eternidade e em Jesus. Aqueles foram três horas que poderiam ter sido usadas ​​para atividades muito melhores, como: oração, estudo da Palavra de Deus, investindo na obra Dele em sua vida, ou servindo alguém em necessidades. Mas não há espaço para essas atividades edificantes quando nossas melhores horas são gastas em coisas sem sentido e fúteis.

O fato de que as redes sociais pode ter algumas vantagens não é desculpa para que e ocupem todo ou a maior parte do nosso tempo. Lembre-se - não é o nosso tempo de qualquer maneira, mas de Deus.

Se o tempo gasto nas redes sociais tornou-se um vício maligno em sua vida (ou seja, você não pode imaginar viver sem elas), em oração, se afaste de todo esse mundo virtual, pelo menos por algum tempo, até que Jesus realmente tenha o primeiro lugar em seu coração e suas melhores horas sejam gastas Nele. Lembre-se, nada deve pôr em risco o seu relacionamento com o Senhor que morreu para salvá-lo e nenhuma oferta pode ser tão radical quanto o sacrifício de Jesus na cruz.

Aqui estão algumas maneiras práticas para manter o Facebook em seu devido lugar:

Use com moderação Facebook. Gaste apenas 30-45 minutos diários nas redes. Evite ficar checando se há algo novo através do celular ou notebook a cada cinco minutos (se preciso, mantenha o celular desligado e escolha um horário adequado para usar) Tenha o tempo cronometrado para não passar por cima do prazo estipulado, ou melhor ainda, peça  um amigo  ou algum membro da família que o ajudem a manter o seu compromisso. O tempo deve, primeiramente, ser dado às coisas que são o coração de Deus, e não para as últimas fofocas ou notícias interessantes.

Seja vigilante no que você lê e posta nas redes sociais. Ex: Quis ridículos sobre qual celebridade de Hollywood que você gostaria de ser, as discussões sobre o mais recente sobre filme ou livros que são sensações do momento, brincadeiras, fofocas sobre o garoto mais bonito não edificará seu espírito, mas puxará você para coisas que não são relevantes. Tenha como objetivo tudo o que você lê ou posta no Facebook trará glória a Jesus Cristo - e se isso não acontecer, está na hora de rever seus conceitos sobre o verdadeiro cristianismo. Você pode pensar que ninguém leu ou sabe de uma conversa imoral que você teve, mas Deus já viu, muito antes de você pensar nisso.

Não faça das redes sociais uma exposição de tudo sobre você. Em vez disso, use histórias e testemunhos sobre o que Deus tem feito em sua vida para encorajar os outros. Poste sobre como as Escrituras mudaram sua vida, ou biografias de grandes cristãos que inspiraram você. Encoraje os outros a orar pelos perdidos ou pelos que tem grandes necessidades em todo o mundo como: órfãos, pessoas carentes, vítimas de injustiças e guerras.

Acredite ou não, você pode sim viver sem as redes sociais. Chegou a hora de cair na real Será que você vai deixar uma máquina ou um aparelho eletrônico determinar o que você vai fazer? Será que sua vida será tão fútil que no final dela você só vai falar sobre o tempo que perdeu nas tecnologias? Cuidado com a IDOLATRIA.

Tudo que toma o lugar de Deus e nosso tempo é um ÍDOLO. E não me venha com essa de que: “não, não tá tomando o lugar de Deus” Será?

Você passa mais tempo com Deus orando e agindo como um cristão ou perdendo tempo nas redes sociais? Se você respondeu a segunda opção então isso se tornou sim um ÍDOLO em sua vida. Não deixe que isso o impeça de viver a vida que Deus te chamou para viver.

“Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem mentirosos, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.” (1 Coríntios 6.9-10)

Texto original escrito por Leslie Ludy (Revista online do mês de fevereiro de 2014 – Disponível no site https://setapartgirl.com)

Vídeos para complementar o post (vale apena assistir): 


Traduzido por: Caroline Melo

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui ( 1)

1 Comentário:

  1. Muito bom Carol :D Tema super interessante.

    Que Deus continue te usando para transmitir a Palavra de Deus.

    És preciosa para Deus.
    És a menina dos olhos de Deus.

    De: Taiany

    ResponderExcluir

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)