COMO SER ORGANIZADO?

Imagem retirada do UNIVERSIA

Faça Agora!
Já começo afirmando ser verdadeiríssimo o ditado "Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje". Acredite, por mais que você tenha boa vontade, a sua memória é uma das coisas em que você menos pode confiar. "Basta para cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6.34b), disse Jesus. Então cultive o hábito de fazer na hora, sempre que conveniente, o que deve ser feito.

Anote tudo!
Como dito antes, a memória humana é muito falha! A tecnologia e o clássico papel podem salvar sua pele diariamente. Anote sempre pelo menos as coisas mais importantes que você deve fazer. Tenha organização até nas suas anotações!

Divida tarefas
Moisés estava sobrecarregado de serviços. Como se não já fosse trabalhoso guiar o povo de Deus, ainda tinha que julgar causas, ensinar as novas leis, responder a Deus pelo povo e ao povo por Deus. Foi exatamente nessa situação que Jetro, seu sogro, lhe transmitiu a brilhante ideia de delegar tarefas. Você não precisará fazer tudo sozinho quando souber trabalhar em equipe e fazê-la entender a sua visão e trabalhar encima dos seus projetos no que cada um souber fazer de melhor.

Corte o mal pela raiz
Quando uma coisa começar a desorganizar, no menor sinal de fogo, mude-a, organize-a. Limpe a sujeira antes que ela se transforme num lixão, num depósito de sucatas. Acredite: Se o processo de organização e limpeza é demorado e cansativo, o para a bagunça e o caos é rápido, fácil e quase imperceptível!

Agrupe os semelhantes e divida os diferentes
Essa é uma regra que você não deve confundir com discriminação, preconceito ou com as fórmulas matemáticas que você aprendeu no colegial. Na verdade a dica aqui está relacionada a arquivos, pastas, documentos, ideias e qualquer informação ou objeto que você precise organizar. Mantenha sempre categorizadas as coisas que são de mesma propriedade, de mesmo tipo ou característica. Assim como é irracional buscar um garfo dentro da máquina de lavar, também é buscar uma ficha de membros no armário da cozinha. Saber agrupar e categorizar informações tornará fácil e rápido resgatá-las quando necessário.

Essas são algumas das principais dicas que achei importante citar nesse post. E você? O que faz para ser organizado? Deus criou o mundo em etapas, em dias, em fases. Ele poderia ter feito tudo no tempo que quisesse, tudo de uma vez só, mas, com isso, nos deixou além de outras, uma valiosa lição: É necessária a ordem, a organização.

Fiquem na Paz. Até o próximo post. 

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui (0)

Seja o Primeiro a Comentar!

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)