DIFERENÇA ENTRE DESEJO, ESCOLHA E ASPIRAÇÃO

Fonte: Dentro da cabeça

Desejos
Os desejos são os sentimentos mais primitivos. A busca pelo prazer é recheada de desejos. Não há mal algum em ter desejos. O problema é ser escravo do desejo. É a infelicidade que vem logo após a execução do desejo.

Escolhas
As escolhas são superiores ao desejo porque passam pelo crivo da razão. Não se trata de um impulso para saciar um desejo. Trata-se de uma compreensão de que há sempre, todos os dias, todos os momentos, necessidades de escolha. Mas a vida é permeada pelas escolhas.

Para que o homem se sinta livre é essencial que as escolhas sejam suas, que seja ele o responsável pelos acertos e pelos erros das escolhas; Não raro, o que parece ser escolha e apenas desejo. Não se escolhe comer a barra gigante de chocolate, deseja-se. A escolha não é impulsiva, é racional.


Aspiração
É superior as escolhas porque é capaz de organizá-las. A aspiração é o elemento fundante da inteligência alpha. É o que dá sentido a vida. É o que faz com que se assuma o comando da própria história.

Uma vida sem aspiração é uma vida desperdiçada. É um barco que vai oceando adentro sem direção. É um caminhante que caminha sem ter para onde ir. A aspiração faz com que as escolhas ordenem os desejos. A vida não pode se resumir a uma busca incessante e insana pelo prazer. O prazer não é proibido, mas já algo superior ao prazer, porque é mais consistente, mais duradouro: a felicidade. A maior aspiração de um ser humano deve ser, simplesmente, a busca pela felicidade.

A aspiração não é para uma fase. É para a vida toda. Tiramos disso os desejos materiais. Carro, iate, apartamento, casa, dinheiro. Tudo isso é desejo. Não há mal nenhum em querer esses bens, mas estamos na esfera dos desejos. 

Fonte: Da graduação para o mercado de trabalho: caminhos para o sucesso – 1º Edição. Estácio de Sá. Capítulo 3. Inteligência Alpha: uma reflexão sobre o potencial humano. A partir da página 53 até a página 88. 

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui (0)

Seja o Primeiro a Comentar!

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)