CONSULTAR O SENHOR

Imagem retirada de: http://fallenland.tumblr.com/

"Os israelitas examinaram as provisões dos haveus, mas não consultaram o Senhor." (Josué 9.14).

Olá amigos de Deus. Espero que vocês estejam bem. Ao ler Josué capítulo 9, achei bastante interessante a história da astúcia dos Gibeonitas.

Conta o seguinte fato: diante dos grandes feitos do Senhor a Israel, todos os reis que viviam a oeste do Jordão, nas montanhas na Sefalá e em todo o litoral do mar Grande, até o Líbano, se ajuntaram para guerrear contra Josué e contra Israel.

Contudo, quando os habitantes de Gibeom souberam o que Josué tinha feito com Jericó e Ai, recorreram a um ardil.

Esses homens foram a Josué, com sandálias gastas e remendadas, vestiam roupas velhas, sacos gastos, vasilhas de couro rachadas e seus pães secos e esmigalhados.

Isso foi uma astúcia para enganar Josué. E claro, utilizaram sua aparência como prova de que tinham vindo de um lugar distante e precisavam de um lugar para ficar, por isso propuseram um acordo com Josué e todo Israel.

Aí entra o versículo "Os israelitas examinaram as provisões dos haveus, mas não consultaram o Senhor."

Bom, é neste versículo que eu pude refletir e tirar uma mensagem.

Pense: quantas coisas temos feito sem consultar o Senhor? Quantas vezes somos enganados por não apresentar a Deus as situações que nos acontece diariamente? Quantas vezes ficamos prejudicados por ouvir a nós mesmos e se quer perguntar o que Deus acha daquilo?

Pode ser que toda Israel tenha se comovido com a situação daqueles homens, pode até ser que Israel tivesse a intenção de ajudar, mas, todavia, contudo e, entretanto, não consultaram  Deus.

Devemos observar esses pequenos detalhes em nossa vida, pois como seres humanos nos deixamos levar pelas aparências e nos esquecemos que Deus olha o coração, a mente, as intenções e todo o pensamento humano.

Como seres humanos temos limitações, não temos acesso às intenções alheias e, também por isso, é tão importante apresentar tudo  Deus em oração, pois Ele sim é capaz de nos orientar diante das circunstâncias.

É verdade que Deus conhece os nossos pensamentos antes mesmo de pronunciarmos qualquer palavra, mas Ele deseja que apresentemos a Ele todas as coisas (desejos, pedidos, agradecimentos, angústias, tudo), pois através disso, nos sentiremos bem, o Espírito Santo é aquele que nos sonda, que nos consola, nos ajuda a orar.

Não deixe se enganar, nem pense que suas intenções são maiores que o Conhecimento de Deus.

A Palavra de Deus é muito sábia e ela nos dá as instruções necessárias para uma boa qualidade de vida.

No final, Israel descobre a malícia dessas pessoas, mas por ter jurado não matá-los, o máximo que puderam fazer é os tornar lenhadores e carregadores de água para a comunidade e para o altar do Senhor.

Acredito que esse final poderia ter sido bem mais trágico, mas Deus não permitiu.

Pense, quantas vezes nos encontramos nessas situações, imagine quão prejudicados poderemos ficar por negligenciar a nossa comunhão com Deus.

Deus nos ama, mas Ele permite certos acontecimentos para o nosso amadurecimento e crescimento.

É verdade que tudo Deus tem um propósito e em todo erro há uma oportunidade de aprender.

Mas também é verdade que a Palavra de Deus consta todas essas histórias como exemplos e testemunhos para que hoje, nós, aprendamos com os erros deles e não os cometamos.

Quantas vezes, as pessoas consultam horóscopos, magia negra, ciganos, etc., mas o Criador do mundo, dono da verdade, do conhecimento e da sabedoria é ignorado? Diferentes dessas práticas abomináveis, há mentiras, eles não querem o seu bem.

Deus nem sempre responde da maneira, nem na hora e muito menos o que você gostaria, mas Ele é fiel e sempre nos orienta, nós precisamos ter intimidade com Ele para ouvir o que Ele tem a nos dizer.

Que diante dos pequenos detalhes da vida, aprendamos a apresentar e pedir a orientação do Senhor antes de tomar qualquer decisão e atitude.

Nunca se esqueça do amor de Deus por você. Sei que não é fácil ouvir certas coisas, portanto, lembre-se que Deus corrige quem Ele ama e só se concerta quem o ama.

Deus deseja o melhor para nós, Ele almeja que tenhamos uma vida plena e, por isso, nos orienta.

Que sejamos maduros suficientes para ouvir e sábios para cumprir.

Deus lhe abençoe!

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui (0)

Seja o Primeiro a Comentar!

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)