LUTO

 Imagem retirada de: http://www.frasesdobem.com.br/frases-de-luto


Todos nós passamos por tempos de luto e de tristeza. E ficar triste e chorar não é algo mau, não é pecado. Jesus também chorou quando soube que um amigo seu tinha morrido.

Mas é importante não deixar que a tristeza e o luto se apoderem da nossa vida. Se nós permitirmos, Deus enxugará as nossas lágrimas, consolará o nosso coração e colocará um sorrisos nos nossos lábios.

Fonte: http://www.bibliaon.com/luto/

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.” (Eclesiastes 3.1-8)

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.” (Salmos 46.1-5)

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.26-28)

“Melhor é o bom nome do que o melhor unguento, e o dia da morte do que o dia do nascimento. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque a tristeza do rosto torna melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.” (Eclesiastes 7.1-4)

A morte vem sem avisar... De maneira inesperada... Contrariando todos os nossos planos e projetos.

Mas a verdade é: todos os seres lhe dão com a vida e a morte. Um ciclo que, para a nossa cultura é celebrado o nascimento, e este significa alegria, festa, esperança, porém, a morte é temida; é triste, é indesejada...

Não estamos preparados para lhe dar com a morte. O luto é algo difícil, onde sofremos ao perder quem amamos.

Porém, há um versículo que diz: todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Ou seja, momentos bons e ruins, onde o luto pode sim, cooperar para o nosso bem, nos ensinando, nos moldando, nos aperfeiçoando; fazendo-nos refletir sobre os vários aspectos de nossa vida e nos fazendo refletir nossas atitudes em relação às pessoas que amamos. A dor da separação, da perda...

Só quem já passou sabe como é. Precisamos confiar que os caminhos, os planos e vontades do Senhor são maiores e melhores.

Às vezes, não é fácil compreender e aceitar a morte de alguém que amamos, mas precisamos ter fé que um dia tudo fará sentido e será visto como um propósito ainda maior.

Nessas horas, muitas vezes, questionamos a Deus, o porque dele permitir isso. Não queremos aceitar a sua permissão e propósito. Devemos entender que, apesar de tudo passar pela vontade permissiva e desejada, Deus não tem culpa do mau que nos cerca.

Deus nunca prometeu um caminho fácil, mas nos assegurou que estaria conosco em todos os momentos.

Ele é o nosso consolador, o nosso Salvador, o nosso amigo fiel de todas as horas, a nossa esperança.

Eu sei que, às vezes, as situações contrariam nossas crenças, mas, tudo isso fará sentido.

Diante da morte refletimos sobre o que temos sido para as pessoas que amamos. Será que temos pedido perdão? Estamos sendo gratos pelos pequenos e grandes detalhes que as pessoas nos proporcionam? Será que temos dito e demonstrado o quanto a amamos? E a morte, o luto, nos faz refletir em quantas oportunidades temos perdido por nosso orgulho, por nossas barreiras.

Aprendemos a ser seres humanos melhores, mais simples, mais gratos e humildes para reconhecer nossos erros. Precisamos aprender a olhar os acontecimentos como uma oportunidade para nos tornamos pessoas melhores, mais sábias, mais apaixonada pela vida e por tantos momentos que ela nos proporciona, sejam bons ou ruins.

Precisamos amar as pessoas enquanto a tempo, visitá-las, amá-las, levar lembranças (nem que seja uma cartinha, uma flor ou um chocolate), devemos viver, aproveitar ao máximo todos os segundos de nossa vida.

Precisamos amar mais, dedicar a nossa vida ao Senhor e viver conforme a Sua palavra que é viva e eficaz e nos proporciona qualidade de vida e uma alma liberta.

Será que os erros, os defeitos tem sido maior que o amor? Será que temos valorizado quem está ao nosso lado, quem lutou, para chegarmos onde chegamos?
A vida é muito preciosa, vale mais que o mundo inteiro.

Que possamos tirar lições dos acontecimentos, do processo de luto, de morte. Que possamos nos perdoar quem nos feriu e buscar mudança de vida para melhor. Que paremos de olhar para essas coisas do mundo, deixemos de ser materialistas e olhemos para as coisas do Alto, que tudo o que fizermos, falarmos seja sob a direção do Espírito Santo.

Que pensemos nas coisas do alto. Que sejamos o espelho de Cristo, que reflitamos o amor, a paz que excede todo entendimento e que o luto seja melhor (no sentido de nos tornar pessoas melhores) do que festas (que não traz tanto aprendizado).
 
Que não venhamos nos arrepender por não ter feito o que deveríamos fazer, dito o que deveríamos dizer.

Que todos os nossos dias sejam vividos em gratidão e humildade, que possamos aprender a valorizar as pessoas.

Seja feliz, seja livre, liberto e não deixe que as barreiras te impressão de ser quem você deve ser.


Deus abençoe!

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui (0)

Seja o Primeiro a Comentar!

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)