CUIDADO COM AS SUAS PALAVRAS

Fonte da imagem: http://www.palestrinos1921.com.br/

“A língua tem grande poder. Com a língua podemos abençoar ou amaldiçoar, encorajar ou deixar abaixo e até salvar ou matar! Por isso é muito importante aprender a controlar a língua. Quem não controla a língua tem muitos problemas. Quem se submete a Deus tem cuidado com o que fala. Falar a Palavra de Deus abençoa e traz sabedoria. Devemos sempre abençoar com nossa língua.”

“Nossas palavras têm muito poder. Por sua palavra, Deus criou tudo que existe e suas palavras sempre se cumprem. A palavra de Deus é viva e cheia de poder. Jesus é a Palavra de Deus. Nossas palavras afetam nossas vidas e têm poder até sobre a vida e a morte! A boca fala do que está dentro do coração. Com nossas palavras podemos nos condenar ou confessar Jesus como nosso salvador. Por isso, precisamos aprender a ter muito cuidado com nossas palavras.”


“Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.”. (Colossenses 4.5-6).

“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” (Provérbios 15.1).

“A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga a violência.” (Provérbios 10.11).

“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.” (Provérbios 12.18).

O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” (Provérbios 12.25).

Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.” (Provérbios 10.19).

“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.” (Provérbios 18.21).

“Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante.” (Provérbios 12.19).

“Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12.34).

“Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.” (Salmos 34.12-13).

“A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso.” (Salmos 37.30-31).

“Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.” (Mateus 15.18-19).

Devemos estar sempre atentos a nossa fala para com todas as pessoas. A nossa fala deve ser usada com sabedoria e discernimento. Precisamos ser mansos e humildes ao nos comunicar. É imprescindível saber ouvir, saber o que/quando/para quem falar. Podemos ser sinceros, verdadeiros e amorosos sem ser grossos. Além de ser algo essencial em nossa vida social, a nossa fala pode mostrar quem somos e a nossa etiqueta. A nossa fala pode transmitir o que pensamos, o que desejamos e do que nosso coração está cheio. A educação não é algo bonito ou somente formalismo, é algo essencial para a boa convivência em sociedade e em casa. Se tivermos dificuldades de nos comunicar adequadamente precisamos orar e pedir a Deus a sabedoria para falar e saber como falar a cada um de maneira que essa pessoa compreenda aquilo que você deseja transmitir sem se ofender. A sabedoria é essencial em nossa fala. Devemos tomar cuidado com o tipo de conversa que estamos tendo, a quem estamos confiando a nossa fala e pensar sempre na utilidade, na bondade e necessidade que a nossa fala vai proporcionar. Se não conseguimos trazer bençãos e alegrias através da nossa língua, então devemos permanecer calados. Se a nossa língua traz intrigas e contendas, é melhor amarrar a boca. Pois a nossa palavra tem poder e pode fazer uma pessoa reviver ou mata-la. Às vezes, o silêncio é melhor do que a fala. Que tenhamos sabedoria em nossa fala e que cada palavra que sair de nossas bocas venha ser para a honra e glória do Senhor e para a edificação de quem a recebe.

Comente pelo Facebook ()
Ou Comente Aqui (0)

Seja o Primeiro a Comentar!

Caso precise de resposta em sigilo, favor utilizar a nossa página de contato :)